terça-feira, 7 de julho de 2009

Relatório

IV Encontro do Gestar II

Relatório

Aos 23 de maio de 2009, das 8:00 às 14:00 horas, reuniram-se no Educandário Municipal Torquato Soares no município de Iati os cursistas desta escola para o quarto encontro do Gestar II de Língua Portuguesa, com a formadora Ezenilda Bezerra de Almeida, tendo como objetivo identificar as diferenças e semelhanças na organização de textos utilizadas em diversos contextos de uso linguístico e gênero textual buscando aprimorar a prática pedagógica, bem como identificar a heterogeneidade entre diferentes tipos textuais.

No primeiro momento foi entregue a pauta do dia, em seguida foi feita a leitura reflexiva do texto: Gaiolas e Asas (Rubem Alves) e tecido comentários sobre o mesmo. Logo após os professores fizeram suas colocações sobre alguns pontos importantes das unidades em foco do TP3. Dando continuidade foram formadas equipes para o estudo de TP, Gêneros e tipo textuais, tendo como fundamentação teórica MsC Rita de Cácia Souza. Foram feitos comentários, discussões, questionamentos e retextualização do texto Um Novo José (Josias de Souza).

Na sequência houve oficina classificando tipos e gêneros textuais segundo Ana Maria Kaufman.

Os cursistas leram coletivamente o texto: Planejando sempre de Almir Sater e Renato Teixeira. Por fim foi feito Planejamento de TP3, gêneros e tipos textuais escolhendo os textos a serem vivenciados em cada série do ensino fundamental (5º,6º,7º e 8º ) e realizaram a avaliação do encontro, então despedimo-nos e o mesmo foi encerrado.





Ezenilda Bezerra de Almeida

Formador

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores