1- INTRODUÇÃO
Baseada na concepção sócio-construtivista do processo ensino-aprendizagem, o MEC junto com a UNDIME, SEDUC e UnB – UNIVERSIDADE DE BRASÌLIA criou o Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - GESTAR II, orientado para a criação de uma nova escola, que contemple a complexidade do mundo contemporâneo articulando-o com a educação dos alunos e aprimorando a prática pedagógica e profissional dos educadores.
2- APRESENTAÇÂO
O GESTAR II é um programa de formação continuada semipresencial orientado para a formação de professores de Matemática e de Língua Portuguesa, com objetivo da melhoria do processo ensino-aprendizagem, sendo o foco do programa a atualização dos saberes profissionais por meio de subsídios e de acompanhamento da ação do professor no próprio local de trabalho.
No dia 12 de junho de 2009, no Espaço Cultural de Vicência, no período da manhã, foi realizada a Abertura do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – GESTAR II, onde compareceram aproximadamente 32 educadores, contamos também com a presença da Secretária de Educação do Município Ceça Costa e as coordenadoras pedagógicas Wanderleia e Josiana Silva. A abertura foi coordenada pelas formadoras do programa Geni Alexandrina e Kely Cristina, também coordenadoras pedagógicas. Houve a participação de Aluízio, vestido de palhaço com recitando um poema sobre o livro.
3- PROGRAMAÇÂO
ü Acolhida: Congresso das flores
Música: Eu quero apenas (Roberto Carlos)
ü Projeção do Documentário: O saber e o sabor
ü Fala da Secretária de Educação: Ceça Costa
ü Apresentação de GESTAR II através de slides (Questionamentos e considerações)
ü Projeção da Mensagem por fotos aos professores
ü Projeção da Mensagem final (O abraço)
ü Lanche
4- COMENTÁRIOS E CONCLUSÃO
Após a apresentação dos objetivos e finalidades do GESTAR II, houve momentos de discussão e socialização de alguns pontos:
ü Disponibilizar materiais para projetos interdisciplinares;
--Trazer o projeto e apresentar para a Secretária apreciar e liberar os materiais necessários.
ü Formação para professores das séries iniciais;
--Formar professores das séries iniciais, principalmente nas áreas de matemática e português.
ü Professores readaptados (trabalho de intervenção);
--Procurar interagir os professores readaptados para ajudar nos projetos interdisciplinares nas escolas, com a parceria dos coordenadores e gestão escolar.
ü Compromisso dos pais;
--Buscar mais a participação dos pais na escola para garantir o compromisso com a educação de seus filhos.
5- CONSIDERAÇÕES FINAIS
A abertura do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – GESTAR II foi oportuna, pois todos os professores que compareceram, dispuseram-se em contribuir com o programa de forma direta e indiretamente. Esse programa não tem sentido sem a participação do professor, depende de seu trabalho, de sua contribuição como leitor e executor.
Socializando as reflexões e indagações dos professores no final da apresentação, ficaram firmados alguns pontos relevantes que foram discutidos e colocados em pauta para melhor apreciação da Secretária de Educação Ceça Costa.
A formação continuada deve ser compreendida como uma ferramenta de profissionalização capaz de proporcionar aos professores espaços sistemáticos de reflexão conjunta e de investigação, no contexto da escola, acerca das questões enfrentadas pelo coletivo da instituição.
Formadora: Geni Alexandrina da Silva
quarta-feira, 29 de julho de 2009
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