quarta-feira, 29 de julho de 2009

RELATÓRIO DA ABERTURA DO PROGRAMA

1- INTRODUÇÃO



Baseada na concepção sócio-construtivista do processo ensino-aprendizagem, o MEC junto com a UNDIME, SEDUC e UnB – UNIVERSIDADE DE BRASÌLIA criou o Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - GESTAR II, orientado para a criação de uma nova escola, que contemple a complexidade do mundo contemporâneo articulando-o com a educação dos alunos e aprimorando a prática pedagógica e profissional dos educadores.

2- APRESENTAÇÂO


O GESTAR II é um programa de formação continuada semipresencial orientado para a formação de professores de Matemática e de Língua Portuguesa, com objetivo da melhoria do processo ensino-aprendizagem, sendo o foco do programa a atualização dos saberes profissionais por meio de subsídios e de acompanhamento da ação do professor no próprio local de trabalho.



No dia 12 de junho de 2009, no Espaço Cultural de Vicência, no período da manhã, foi realizada a Abertura do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – GESTAR II, onde compareceram aproximadamente 32 educadores, contamos também com a presença da Secretária de Educação do Município Ceça Costa e as coordenadoras pedagógicas Wanderleia e Josiana Silva. A abertura foi coordenada pelas formadoras do programa Geni Alexandrina e Kely Cristina, também coordenadoras pedagógicas. Houve a participação de Aluízio, vestido de palhaço com recitando um poema sobre o livro.


3- PROGRAMAÇÂO

ü Acolhida: Congresso das flores

Música: Eu quero apenas (Roberto Carlos)

ü Projeção do Documentário: O saber e o sabor


ü Fala da Secretária de Educação: Ceça Costa


ü Apresentação de GESTAR II através de slides (Questionamentos e considerações)


ü Projeção da Mensagem por fotos aos professores

ü Projeção da Mensagem final (O abraço)

ü Lanche

4- COMENTÁRIOS E CONCLUSÃO

Após a apresentação dos objetivos e finalidades do GESTAR II, houve momentos de discussão e socialização de alguns pontos:

ü Disponibilizar materiais para projetos interdisciplinares;

--Trazer o projeto e apresentar para a Secretária apreciar e liberar os materiais necessários.

ü Formação para professores das séries iniciais;

--Formar professores das séries iniciais, principalmente nas áreas de matemática e português.

ü Professores readaptados (trabalho de intervenção);

--Procurar interagir os professores readaptados para ajudar nos projetos interdisciplinares nas escolas, com a parceria dos coordenadores e gestão escolar.


ü Compromisso dos pais;

--Buscar mais a participação dos pais na escola para garantir o compromisso com a educação de seus filhos.

5- CONSIDERAÇÕES FINAIS


A abertura do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – GESTAR II foi oportuna, pois todos os professores que compareceram, dispuseram-se em contribuir com o programa de forma direta e indiretamente. Esse programa não tem sentido sem a participação do professor, depende de seu trabalho, de sua contribuição como leitor e executor.

Socializando as reflexões e indagações dos professores no final da apresentação, ficaram firmados alguns pontos relevantes que foram discutidos e colocados em pauta para melhor apreciação da Secretária de Educação Ceça Costa.


A formação continuada deve ser compreendida como uma ferramenta de profissionalização capaz de proporcionar aos professores espaços sistemáticos de reflexão conjunta e de investigação, no contexto da escola, acerca das questões enfrentadas pelo coletivo da instituição.

Formadora: Geni Alexandrina da Silva

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