terça-feira, 28 de julho de 2009

Caros professores, Dioney e Rosa Maria


É com muita alegria que mando mais uma vez o nosso Relatório de conclusão do TP 6- unidades 21/22/23 e 24. Vou tentar resumir o máximo que puder.
De volta às aulas depois de um recesso escolar do professor e alunos de 15 dias, trouxe uma Acolhida: Mensagem da Malinha - Esta malinha irá acompanhá-lo (a) em sua feliz caminhada.Nela você encontrará o indispensável kit de sobrevivência. Cada objeto traz uma mensagem de entusiamo, auto-estima e auto-ajuda: elástico, borracha, balinha,estrela, coração, lápis, clip, flor e uma folha de papel, todos os objetos dentro de uma mini malinha.

Dia 16/07 - TP 6 Unidade 21 - Manhã
Conteúdo: Argumentação e Linguagem -Mª. Luiza M.S. Coroa - Tema transversal: Corpo e Saúde - Slide Abra seus olhos. Organizei o documentário : Língua - Vidas em Português, não foi possível porque não tinha as caixas de som, ficando para providenciar na próxima aula. Momento dos lembreteas gerais. Leitura do texto-Argumentação e Linguagem, reflexão.
Como nossa terra é conhecida como a terra dos músicos convidei um músico mirim da Filarmônica da nossa cidade para cantar para os professores, eles ficaram encantados com a desenvoltura do Carlos Eduardo de 8 anos, que também é músico da nossa igreja.
Atividades: Grupo Amor: Levei uma propaganda com um anúncio de relógio com um ator famoso, foco na argumentação, para responder 6 questionamentos, identificando as marcas, tipos e qualidade da argumentação textual.
Grupo Sabedoria: Produzir um texto argumentativo, aproveitando uma festa, chamda Marocas de nosssa cidade com as palavras abaixo, tente convencer o turista a vir participar da festa. festa bandas trio elétrico povo sociedade Belo Jardim comidas bebidas turistas Carro da Pitú
Grupo Paz: Levei um recorte de jornal com uma reportagem sobre o estado de saúde do Vice-presidente e pedi que o grupo criasse um texto, tendo como referência a sua doença e aproveitasse para argumentar como está a saúde no Brasil . Socialização dos trabalhos. Dinâmica para descobrir o quanto nos conhecemos e quem já fez o que no Gestar II em forma de amigo secreto com 10 perguntas.

TP 6 - Unidade 22 Tarde
Conteúdo: Produção Textual: Planejamento e escrita de Silviane Bonaccorsi Barbato leitura e reflexão. Dinâmica da boneca. Leitura de textos poéticos TP 6 páginas 76 e 77. Leitura de imagem de uma propaganda de jornal.
Atividade; Trouxe 3 textos jornalísticos fatiados para cada grupo ordenar seguindo a sequência lógica e argumentação de acordo com as manchetes. Todos relacionados com o tema Corpo e Saúde: 1- Preocupação com dengue aumenta,2- enfermagem: é preciso identificação com área e 3- Rebeca Gusmão suspensa por causa de doping. Revisando o texto e sequência correta, qual grupo acertou mais.

Momento de fazer leitura dos e-mails do Prof. Dioney, Rosinha e Zélia Porto. Iniciar a escrita de uma carta coletiva para o professor Dioney em Brasília. Levar em consideração: relevância de conteúdo, sequência de informação, nível de formalidade, função da comunicação e convenção ( formato)

Dia 24/07 TP 6 -Unidade 23 Manhã
Conteúdo: O processo de produção textual: revisão e escrita de Silviane Bonaccorsi - leitura e reflexão
Acolhida: Leitura do texto: Conto Epistolar. Slide: Dicionário Minerês
Atividades:
Grupo Morango: Elenque as gírias que você conhece! Agora produza um texto empregando as gírias.
Grupo Maçã: Elenque palavras do gênero emergente "Internet", produza um texto usando essa linguagem.
Grupo Limão: Elenque palavras de uso caipira, mas que são usadas em nossa região, produza um texto utilizando as mesmas.
Slide : Hino Nacional Patrocinado. Atividade em 3 grupos. Levei a música: Paralelas de Belchior sem nenhuma pontuação .Entreguei uma chave de correção contendo a quantidade de pontuação existente. Slide- Chico Bento: Coração Caipira. Levei jornais e revistas para observar as seções e fazer um estudo para posterior trabalho do Gestar II. Iniciaremos o rascunho do nosso Jornal ou revista do Gestar, conforme escolha dos professores.

TP 6 Unidade 24 Tarde
Conteúdo: Literatura para adolescentes de Maria Antonieta Antunes " Leitura e processos de escrita II". Slide: Felicidade - mensagem. Levei vários livros de literatura infanto-juvenil,Revistas Veja, Escola, Pátio, Construrir etc, formando um Canto da Leitura. a música Meninos de Rua com Petrúcio Amorim, várias poesias: Soneto de Fidelidade de Vinícius,O bicho de Manuel bandeira, Meu Sonho de Cecília Meireles, A rosa de Hiroxima de Vinícius, A estrela de Bandeira, Amor é fogo que arde de Camões. Cantaram e declamaram as poesias, em seguida fui solicitando que dessem as suas interpretações,mostrar o que tem haver uma poesia com a outra, o que o autor argumenta, tentar apontar alguma intertextualidade de um texto com outro. Slide: Chorinho Brasileiro - intertextualidade. Atividade individual. Lembrar as experiências com leitura de textos variados, responder 10 pergunatas. Abordagem e entendimento do que seja um texto literário e não-literário. Revisar a carta para o professor Dioney. Iniciar a edição do Jornal Gestar II, em fase de rascunho.

Grata. Lourdinha







--------------------------------------------------------------------------------
Novo Internet Explorer 8: mais rápido e muito mais seguro. Baixe agora, é grátis!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores