Relatório do 2º encontro do GESTAR II de Língua Portuguesa, TP3 unidade 10, realizado em 05 de maio de 2009, no prédio do IBAMA, no município de Tamandaré-PE, formadora Gênair Vitor Silva de Ataide
Iniciamos o nosso encontro distribuindo a pauta para os professores cursistas em seguida fizemos uma reflexão sobre leitura. O trecho foi retirado dos Parâmetros Curriculares Nacionais p. 69, após a discussão dos professores foi abordado o tema do encontro: Trabalhando com gêneros textuais onde realizamos uma leitura compartilhada da carta da professora Maria Luiza Monteiro Sales Coroa, a cada parágrafo que um professor lia parávamos e discutíamos, vimos que os gêneros e os tipos textuais já vinham há algum tempo sendo discutidos. A implantação dos Parâmetros Curriculares Nacionais trouxe essa preocupação para o ensino básico. Isso porque os parâmetros propõem o texto como unidade básica do trabalho com o ensino de Língua Portuguesa e os gêneros não se desvinculam dos textos. Apresentamos os nossos objetivos do encontro: Distinguir as características do gênero literário e do gênero não literário; caracterizar gênero poético de acordo com a função estética da linguagem; caracterizar uma das formas de realização do gênero poético: O cordel. Em seguida a professora leu o poema: José, de Carlos Drummond de Andrade, pois realizamos uma grande discussão privilegiando a estrutura poética dos poemas. Dando continuidade lemos o texto: Lavadeiras de Moçoró e comparamos com o texto de Drummond, sabendo-se que ambos são literários. Ainda foi distribuído para os cursistas material de apoio sobre contos, crônicas, romance, novelas para facilitar o trabalho com a estrutura textual; nesse momento abordamos sobre suporte, demos vários exemplos e pedimos aos professores que trabalhem em sala de aula esse assunto, porque será exigido na prova Brasil dos alunos da 8ª série. Dando continuidade dividimos a turma em dois grupos, um dos grupos trabalhou o texto: O operário em construção de Vinícius de Moraes e outro trabalharam o texto: Construção de Chico Buarque. Além das atividades propostas pelo TP3, os professores fizeram inferências, comparações e sugeriram atividades a fim de que pudéssemos trabalhar com os alunos e por ultimo estudamos a subclassificação do gênero poético: O cordel, tipicamente da nossa região do nosso estado onde alguns professores têm afinidade de trabalhar com esse gênero, em grupo lemos o texto: Justiça do Trabalho – Uma Justiça Popular de Antônio Klévisson Viana. Discutimos a facilidade que esse gênero traz para se trabalhar com textos poéticos abordando temas locais, regionais e nacionais. Realizamos oficinas em grupos com gênero: Cordel. Finalizando o encontro foi passada a lição de casa: TP3 p. 185.
terça-feira, 30 de junho de 2009
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