terça-feira, 30 de junho de 2009

Relatórios Recebidos!

Relatório do 2º encontro do GESTAR II de Língua Portuguesa, TP3 unidade 10, realizado em 05 de maio de 2009, no prédio do IBAMA, no município de Tamandaré-PE, formadora Gênair Vitor Silva de Ataide

Iniciamos o nosso encontro distribuindo a pauta para os professores cursistas em seguida fizemos uma reflexão sobre leitura. O trecho foi retirado dos Parâmetros Curriculares Nacionais p. 69, após a discussão dos professores foi abordado o tema do encontro: Trabalhando com gêneros textuais onde realizamos uma leitura compartilhada da carta da professora Maria Luiza Monteiro Sales Coroa, a cada parágrafo que um professor lia parávamos e discutíamos, vimos que os gêneros e os tipos textuais já vinham há algum tempo sendo discutidos. A implantação dos Parâmetros Curriculares Nacionais trouxe essa preocupação para o ensino básico. Isso porque os parâmetros propõem o texto como unidade básica do trabalho com o ensino de Língua Portuguesa e os gêneros não se desvinculam dos textos. Apresentamos os nossos objetivos do encontro: Distinguir as características do gênero literário e do gênero não literário; caracterizar gênero poético de acordo com a função estética da linguagem; caracterizar uma das formas de realização do gênero poético: O cordel. Em seguida a professora leu o poema: José, de Carlos Drummond de Andrade, pois realizamos uma grande discussão privilegiando a estrutura poética dos poemas. Dando continuidade lemos o texto: Lavadeiras de Moçoró e comparamos com o texto de Drummond, sabendo-se que ambos são literários. Ainda foi distribuído para os cursistas material de apoio sobre contos, crônicas, romance, novelas para facilitar o trabalho com a estrutura textual; nesse momento abordamos sobre suporte, demos vários exemplos e pedimos aos professores que trabalhem em sala de aula esse assunto, porque será exigido na prova Brasil dos alunos da 8ª série. Dando continuidade dividimos a turma em dois grupos, um dos grupos trabalhou o texto: O operário em construção de Vinícius de Moraes e outro trabalharam o texto: Construção de Chico Buarque. Além das atividades propostas pelo TP3, os professores fizeram inferências, comparações e sugeriram atividades a fim de que pudéssemos trabalhar com os alunos e por ultimo estudamos a subclassificação do gênero poético: O cordel, tipicamente da nossa região do nosso estado onde alguns professores têm afinidade de trabalhar com esse gênero, em grupo lemos o texto: Justiça do Trabalho – Uma Justiça Popular de Antônio Klévisson Viana. Discutimos a facilidade que esse gênero traz para se trabalhar com textos poéticos abordando temas locais, regionais e nacionais. Realizamos oficinas em grupos com gênero: Cordel. Finalizando o encontro foi passada a lição de casa: TP3 p. 185.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores