terça-feira, 30 de junho de 2009

Relatórios Recebidos!

Relatório da aula introdutória do GESTAR II de Língua Portuguesa, realizada em 10 de março de 2009, no salão da Secretaria de Educação no município de Tamandaré-PE formadora Gênair Vitor Silva de Ataide

O encontro teve início às 14 horas com a presença dos professores de Língua Portuguesa e de Matemática da rede municipal de ensino; os coordenadores das escolas municipais, pessoal da equipe técnica pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, os diretores das escolas, as formadoras do GESTAR II, e a coordenadora da formação continuada em serviço. A abertura do encontro foi feita pela Senhora Secretária de Educação do Município Dona Fernanda Moraes onde falou da importância da formação para os profissionais de educação das áreas de Língua Portuguesa e Matemática, do termo de adesão do município e ressaltou o resultado do IDEB conscientizando todos para a melhoria do ensino aprendizagem do nosso município disse ainda que o município irá oferecer transportes para os professores do distrito e os diretores iria organizar os horários a fim de que todos pudessem participar da formação continuada em serviço. Nessa ocasião afirmou que o curso iria funcionar uma vez por semana com quatro horas de duração, em seguida apresentou a equipe do GESTAR II e passou a palavra para mim. Fiz uso da palavra cumprimentando a todos e chamando a atenção dos colegas para a formação continuada em serviço dizendo que seria uma grande oportunidade de nós atualizarmos nossos conhecimentos para que pudéssemos melhorar a qualidade do ensino oferecido pelo município e consequentemente melhorar o IDEB, que os cursos em serviço já estavam previsto desde os Parâmetros Curriculares Nacionais e que gostaria de contar com a sensibilidade de todos nesse novo desafio. Através do data show mostrei a caracterização do GESTAR II dizendo que é um programa de formação continuada semipresencial orientado para a formação de professores de Língua Portuguesa e Matemática, objetivando a melhoria do processo de ensino aprendizagem. O fogo do programa é a atualização dos saberes profissionais por meio de subsídios e do acompanhamento da ação do professor no próprio local de trabalho e tem como base os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa e Matemática dos alunos de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental; a finalidade do programa é elevar a competência dos professores e de seus alunos e, consequentemente, melhorar a capacidade de compreensão e intervenção sobre a realidade sociocultural. Falamos da modalidade do programa que é semipresencial no qual os encontros presenciais para realização de atividades como: Troca de experiências e reflexão individual e em grupos; esclarecimentos de dúvidas e questionamentos; planejamento e elaboração de situações didáticas, analise crítica da prática em sala de aula e de atividades dos alunos, abordei também as ações integrantes do GESTAR II, são: Formação continuada em serviço para professores e formadores dentro das ações estão atividades individuais a distância para os professores cursistas, kit que é o material para os estudos teóricos e práticos; oficinas coletivas, plantão pedagógico e o acompanhamento pedagógico que essa atividade deve incluir a participação do observador, se requisitado pelo professor. Portanto não teve ser uma observação passiva, mas sim ativa e interativa, na qual o observador apoia o professor, citei também o sistema de avaliação do GESTAR II, para os alunos, diagnóstica e para os professores seria formativa, abordei também os fundamentos da proposta pedagógica do GESTAR II que tem consonância com a proposta pedagógica local, como: Ensino aprendizagem; relação professor-aluno; papel do professor; sala de aula: Espaço educativo; avaliação; concepção de competência; relação entre comunidade e escola no papel educacional e finalmente apresentei o objetivo geral e as competências do GESTAR II nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática. Facultei a palavra, a representante dos professores indagou sobre o corpo teórico que compõe o curso. Citei: Marcuschi, Magda Soares, Koch, Bakhtin entre outros. Citei também os direitos e deveres dos cursistas para certificação. Nesse dia foi realizado as inscrições dos professores e eu distribui o texto para elaboração do memorial. Os professores presentes assinaram a ata de presença que se encontra arquivados na Secretaria Municipal de Educação.

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