terça-feira, 30 de junho de 2009

Relatórios Recebidos!


Relatório do 3º encontro do GESTAR II de Língua Portuguesa, TP3 unidade 11, no município de Tamandaré-PE


Iniciamos o encontro distribuindo a pauta e dando as boas vindas aos professores cursistas, depois lemos o pensamento de Rubens Alves Educar é ensina a pensar fizemos uma reflexão sobre essa frase, para muitos professores do grupo a maioria dos alunos não gostam de pensar, por isso torna-se o nosso trabalho difícil e desgastante. Em seguida fizemos a socialização das lições de casa, onde os professores cursistas relataram sobre a aplicabilidade das atividades propostas pelo GESTAR II realizada na sala de aula. Ouvimos individualmente cada professor e registramos os avanços, obstáculos e sugerimos atividades para facilitar a aprendizagem dos alunos. A maioria dos professores cursistas realizarem atividade com gênero textual biografia incentivando seus alunos a observarem e lerem a biografia de Carlos Drummond de Andrade, em seguida mostrou-lhes outras biografias que tem no livro adotado e usado pela escola, logo após o professor escreveu na lousa sua própria biografia, chamando a atenção dos alunos para os verbos que deveriam estar na terceira pessoa e no tempo passado, depois pediu que eles escrevessem sua própria biografia ou de uma pessoa, muitos realizaram a atividade em grupo outros realizaram a atividade individual e outros professores relataram que seus alunos ficaram muito curiosos, perguntando: “só existe biografia de pessoas famosas?” “pode-se contar algum segredo nesse texto”? “esse texto deve ser escrito sempre em prosa?”. Aproximadamente 90℅ dos professores tiveram resultados satisfatórios. Apenas 10℅ precisaram refazer as atividades, propondo-lhes novas transposições didáticas, muitos alunos escreveram o texto na primeira pessoa, logo os professores precisaram trabalhar foco narrativo e sequência temporal, muitos cursistas relataram que arrumaram a sala em círculos para facilitar a aprendizagem dos alunos, outros aproveitaram os textos produzidos pelos alunos para trabalharem verbo. Em geral os professores cursistas afirmaram que precisam modificar seus planejamentos para inserir outros conteúdos relativos a gêneros textuais, a professora Vera trabalhou fábulas com seus alunos da modalidade EJA ela fez a motivação da leitura explorou as gravuras, realizou provocações e constatou que alguns alunos têm dificuldades de compreensão. Nós sugerimos que trabalhassem constantemente leitura com seus alunos, ela finalizou o trabalho com uma produção de uma fábula. A professora Vandercleide trabalhou o gênero literário música da linguagem oral, fez sua transposição didática, usando a estratégia de antecipação do tema, para deixar os alunos curiosos, leu dados sobre o autor, leitura da música, cântico da música, pesquisa no verbete no dicionário e finalizou com a interpretação do texto escrito. De forma geral os professores afirmam que o curso GESTAR II está ajudando a melhorar sua prática pedagógica em sala de aula. A seguir o relatório da professora cursista da Escola Luiz Bezerra de Mello e amostragem das atividades dos alunos.



Relatório do 3º encontro do GESTAR II de Língua Portuguesa, TP3 unidade 11, no município de Tamandaré-PE


Iniciamos o encontro distribuindo a pauta e dando as boas vindas aos professores cursistas, depois lemos o pensamento de Rubens Alves Educar é ensina a pensar fizemos uma reflexão sobre essa frase, para muitos professores do grupo a maioria dos alunos não gostam de pensar, por isso torna-se o nosso trabalho difícil e desgastante. Em seguida fizemos a socialização das lições de casa, onde os professores cursistas relataram sobre a aplicabilidade das atividades propostas pelo GESTAR II realizada na sala de aula. Ouvimos individualmente cada professor e registramos os avanços, obstáculos e sugerimos atividades para facilitar a aprendizagem dos alunos. A maioria dos professores cursistas realizarem atividade com gênero textual biografia incentivando seus alunos a observarem e lerem a biografia de Carlos Drummond de Andrade, em seguida mostrou-lhes outras biografias que tem no livro adotado e usado pela escola, logo após o professor escreveu na lousa sua própria biografia, chamando a atenção dos alunos para os verbos que deveriam estar na terceira pessoa e no tempo passado, depois pediu que eles escrevessem sua própria biografia ou de uma pessoa, muitos realizaram a atividade em grupo outros realizaram a atividade individual e outros professores relataram que seus alunos ficaram muito curiosos, perguntando: “só existe biografia de pessoas famosas?” “pode-se contar algum segredo nesse texto”? “esse texto deve ser escrito sempre em prosa?”. Aproximadamente 90℅ dos professores tiveram resultados satisfatórios. Apenas 10℅ precisaram refazer as atividades, propondo-lhes novas transposições didáticas, muitos alunos escreveram o texto na primeira pessoa, logo os professores precisaram trabalhar foco narrativo e sequência temporal, muitos cursistas relataram que arrumaram a sala em círculos para facilitar a aprendizagem dos alunos, outros aproveitaram os textos produzidos pelos alunos para trabalharem verbo. Em geral os professores cursistas afirmaram que precisam modificar seus planejamentos para inserir outros conteúdos relativos a gêneros textuais, a professora Vera trabalhou fábulas com seus alunos da modalidade EJA ela fez a motivação da leitura explorou as gravuras, realizou provocações e constatou que alguns alunos têm dificuldades de compreensão. Nós sugerimos que trabalhassem constantemente leitura com seus alunos, ela finalizou o trabalho com uma produção de uma fábula. A professora Vandercleide trabalhou o gênero literário música da linguagem oral, fez sua transposição didática, usando a estratégia de antecipação do tema, para deixar os alunos curiosos, leu dados sobre o autor, leitura da música, cântico da música, pesquisa no verbete no dicionário e finalizou com a interpretação do texto escrito. De forma geral os professores afirmam que o curso GESTAR II está ajudando a melhorar sua prática pedagógica em sala de aula. A seguir o relatório da professora cursista da Escola Luiz Bezerra de Mello e amostragem das atividades dos alunos.


Relatório do 3º encontro do GESTAR II de Língua Portuguesa, TP3 unidade 11, no município de Tamandaré-PE


Iniciamos o encontro distribuindo a pauta e dando as boas vindas aos professores cursistas, depois lemos o pensamento de Rubens Alves Educar é ensina a pensar fizemos uma reflexão sobre essa frase, para muitos professores do grupo a maioria dos alunos não gostam de pensar, por isso torna-se o nosso trabalho difícil e desgastante. Em seguida fizemos a socialização das lições de casa, onde os professores cursistas relataram sobre a aplicabilidade das atividades propostas pelo GESTAR II realizada na sala de aula. Ouvimos individualmente cada professor e registramos os avanços, obstáculos e sugerimos atividades para facilitar a aprendizagem dos alunos. A maioria dos professores cursistas realizarem atividade com gênero textual biografia incentivando seus alunos a observarem e lerem a biografia de Carlos Drummond de Andrade, em seguida mostrou-lhes outras biografias que tem no livro adotado e usado pela escola, logo após o professor escreveu na lousa sua própria biografia, chamando a atenção dos alunos para os verbos que deveriam estar na terceira pessoa e no tempo passado, depois pediu que eles escrevessem sua própria biografia ou de uma pessoa, muitos realizaram a atividade em grupo outros realizaram a atividade individual e outros professores relataram que seus alunos ficaram muito curiosos, perguntando: “só existe biografia de pessoas famosas?” “pode-se contar algum segredo nesse texto”? “esse texto deve ser escrito sempre em prosa?”. Aproximadamente 90℅ dos professores tiveram resultados satisfatórios. Apenas 10℅ precisaram refazer as atividades, propondo-lhes novas transposições didáticas, muitos alunos escreveram o texto na primeira pessoa, logo os professores precisaram trabalhar foco narrativo e sequência temporal, muitos cursistas relataram que arrumaram a sala em círculos para facilitar a aprendizagem dos alunos, outros aproveitaram os textos produzidos pelos alunos para trabalharem verbo. Em geral os professores cursistas afirmaram que precisam modificar seus planejamentos para inserir outros conteúdos relativos a gêneros textuais, a professora Vera trabalhou fábulas com seus alunos da modalidade EJA ela fez a motivação da leitura explorou as gravuras, realizou provocações e constatou que alguns alunos têm dificuldades de compreensão. Nós sugerimos que trabalhassem constantemente leitura com seus alunos, ela finalizou o trabalho com uma produção de uma fábula. A professora Vandercleide trabalhou o gênero literário música da linguagem oral, fez sua transposição didática, usando a estratégia de antecipação do tema, para deixar os alunos curiosos, leu dados sobre o autor, leitura da música, cântico da música, pesquisa no verbete no dicionário e finalizou com a interpretação do texto escrito. De forma geral os professores afirmam que o curso GESTAR II está ajudando a melhorar sua prática pedagógica em sala de aula. A seguir o relatório da professora cursista da Escola Luiz Bezerra de Mello e amostragem das atividades dos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores