sábado, 20 de junho de 2009

Rejane Silva da Costa

Execução do GESTAR no município de CASINHAS –PE 2009

RELATÓRIOS :

I º ENCONTRO ( Relatório ¼ )

O primeiro encontro do GESTAR ocorreu no dia 27.02.09, na Escola São Luiz com a presença de alguns cursistas 4 de 11 ..quantitativo reduzido devido, a ter sido marcado próximo ao carnaval , então alguns cursistas não puderam ainda estar presentes.
Desse modo foi feita uma breve acolhida , oração e informativos gerais sobre a formação do GESTAR exibidos do slides Material de Apoio
Em virtude do material ainda não ter chegado, remarcamos o encontro para o mês seguinte, com duração de 8h por encontro, aos sábados. Sem mais dispensamos o grupo.

IIº ENCONTRO (Relatório 2/4)

Este ocorreu na também na referida escola, aos 28.03.09, iniciando as 8:00 com a participação de todos os cursistas , os quais puderam receber todos os kits.
No primeiro momento da manhã , foi feita uma oração e acolhida com a “ Dinâmica do Abraço”, seguida de socialização, logo após exibimos o slide do Material de Apoio relativos a estrutura e sistematização do GESTAR, abrindo o momento pra eventuais discussões e esclarecimentos de duvidas , bem como expectativas e sugestões,as quais foram devidamente registradas para apreciação posterior.
Fizemos um intervalo para o almoço as 12:00.
Reiniciando as 13:30 .
Foi solicitado que os cursistas pegassem seu material para conhecer cada seção dos seus respectivos TPs: Objetivo,Atividades, Recordando,Importante, Indo a Sala de Aula e Avançando na Prática.De modo a familiarizar-se com cada seção que estudaria.
Foi feita a exibição do slide do material de apoio PPS/TP3-4-5 para leitura comentada de Tarefas da Educação de Rubem Alves, abrindo o debate .
Em seguida passando para o estudo do Gênero a partir de slide: Definição de Gêneros ( Marcushsy), sendo feita logo em seguida uma atividade extra, onde cada cursistas tirava de um envelope um texto e ia após momento de analise explanar o gênero/função sócio-comunicativa/suporte/.
Terminada essa atividade partimos para o estudo das unidades 9 e 10 do TP3, sob temática Trabalho.
Encerramos fazendo comentários sobre o encontro, fazendo uma oração de despedida, as 16:30 como determinado previamente.



IIIº ENCONTRO ( Relatório ¾)


Ocorreu na mesma escola , também as 8:30, no dia 25.04.09 .Fizemos nosso momento de oração e reflexão após a exibição de slide: Filtro Solar ( do material de apoio) texto de Pedro Bial , com reflexão espontânea sobre o slide.Logo após os cursistas receberam e ouviram a música Monte Castelo (Legião Urbana),para abordarmos a Intertextualidade presente ,com o texto de Camões:Amor é fogo..e com a 1ª Carta de São Paulo aos Coríntios, fazendo toda a analise de Gêneros, suportes , semântica intergêneros e tipologias, feito de forma coletiva.
Exibição de slide : PPSTP3-4-5 :O Carteiro, onde foi feita o estudo sobre inferências nos gêneros e iniciamos o estudo aprofundados sobre as características tipológicas.
Intervalo para almoço as 12.00 com retorno as 13:30. Ao retornarmos os cursistas fizeram a explanação da aplicação do Avançando na Prática em suas turmas, bem como das dificuldades e surpresas positivas também levando as produções (anexos) Passamos então para a unidade 11e 12 .encerrando o TP3., com a oficina sugerida no final.Encerrando as 16:30



IVº ENCONTRO ( Relatório 4/4) .


Este aconteceu mais uma vez na referida escola, aos 25. 03.09 iniciado as8:30.
Como de costume fizemos nosso momento de oração, seguido exibição de slide:”O problema não é meu” ( material de apoio), e com reflexão oral feita por cursistas.Em seguidas foi repassado as informações que obtivemos no encontro de Gaibu, relativos a sistemática, avaliação, freqüência, portefolio, e abertura pra esclarecimento de duvidas, o que levou um tempo do período da manhã....Logo após vimos slide do PPSTP 3-4-5 sobre Produção Escrita , fazendo estudo aprofundado sobre Tipologias, bem como analisando as marcas de seqüências tipológicas em uma produção dissertativa (ativ.extra/anexo), intitulada: Sonhar é Preciso.
Intervalo para almoço 12:00
Reinício as 13:30, com slide TP3-4-5, para em duplas fazer a Reescrita de Avisos, Manchetes, bilhetes e socializar com os demais.Após o termino dessa atividade, fizemos um debate relacionado a nossa prática de correção de textos, então de acordo com:necessidades ,exigências e particularidades do nosso meio, criamos de forma coletiva um Código de Revisão de Texto (anexos), para ser usado pelo professor da Rede Municipal, sendo um valioso suporte para o docente , bem como dará “pistas” ao aluno para que o mesmo possa fazer a Reescrita, indo procurar o que é mais adequado para seu texto.
Logo em seguida estudamos as unidades 13 e 14 do TP4, fazendo o estudo das seções e atividades. Após tarde muitíssimo produtiva encerramos as 16:30 .
Ficando apenas 2 unidades para encerrar o TP4 agora, no encontro de junho..

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores