terça-feira, 30 de junho de 2009

Relatórios Recebidos!

Relatório do 4º encontro do GESTAR II de Língua Portuguesa, TP3 unidade 12, realizado em 29 de maio de 2009, no prédio do IBAMA, no município de Tamandaré-PE, formadora Gênair Vitor Silva de Ataide


Iniciamos o encontro distribuindo a pauta em seguida fizemos um momento reflexivo sobre as estratégias de leituras que consta nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa na p. 69. Retornamos as sequências tipológicas: Descritivas, narrativas, injuntivas, dissertativas e preditivas. Fizemos um breve comentário sobre o texto dissertativo e suas subclassificações expositivas e argumentativas, logo após apresentamos o jornal Mulher, do Sindicato dos Profissionais em Educação (SINTEPE) para identificarmos os gêneros textuais com suas sequências tipológicas, essa atividade foi realizada em grupo com apresentação dos professores cursistas. Dando continuidade lemos o texto: Cão atividade 12 do TP3 p.117 para identificarmos o tema do texto e as exposições de ideias, logo após fizemos uma grande discussão sobre as características da tipologia dissertativa, lemos as informações da p. 121, logo em seguida expomos para os cursistas o relacionamento entre gênero e tipo e afirmamos que se torna impossível separá-los. Voltamos a pauta os nossos objetivos: Relacionar sequências tipológicas à classificação de gênero; analisar sequências tipológicas em gêneros textuais; Reconhecer a transposição de um formato de gênero textual para outro. Continuando o encontro esclarecemos aos cursistas sobre a flexibilidade e a rigidez dos gêneros, passamos para a atividade um da inter relação entre gêneros e tipos textuais. Essa atividade foi realizada em grupos baseada nos textos de Carlos Drummond de Andrade, Cidadezinha Qualquer e Quadrilha, sugerimos aos cursistas que levassem para sala de aula e trabalhasse com os alunos abordando também a parte gramatical principalmente período composto por subordinação. Em seguida analisamos o gênero textual: Carta e identificamos as sequências tipológicas. Essa atividade foi realizada em círculo, prosseguindo os estudos passamos para a atividade seis p.159, lemos os dois textos, identificamos os gêneros textuais, o tema abordado discutiu sobre a linguagem e identificamos a informalidades presentes nos textos e em seguida respondemos a atividade, por ultimo abordamos a intertextualidade entre os gêneros textuais, pedimos aos professores que observasse o texto publicitário da p. 166 e logo realizamos a discussão a respeito dos gêneros que são propícios para a intextualidade que é o caso dos textos publicitários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores