quinta-feira, 1 de outubro de 2009

RELATÓRIO – Município de Petrolina – GESTAR II LÍNGUA PORTUGUESA

"Leitura é, basicamente, o ato de perceber e atribuir significados através de uma conjunção de fatores pessoais com o momento e o lugar, com as circunstâncias. Ler é interpretar uma percepção sob as influências de um determinado contexto. Esse processo leva o indivíduo a uma compreensão particular da realidade" (p. 22).

No dia 25 de setembro de 2009, das 7h às 13h , na Universidade Federal do Vale do são Francisco de Petrolina-PE, aconteceu o décimo encontro entre professores de Língua Portuguesa do GESTAR II. Esse encontro teve como objetivo a discussão sobre o tema: Literatura para adolescentes- Unidade 24 - TP 6 e o reconhecimento do papel de cada professor na tomada de consciência sobre a formação de alunos leitores que cada um realiza no cotidiano da sala de aula.
Inicialmente, a acolhida foi feita com uma dinâmica de leitura a partir da música LIVROS de Caetano Veloso, em que os professores a partir de reflexões sobre o processo de leiturização dos estudantes participaram ativamente da atividade de descoberta das palavras que encaixavam no texto com o objetivo de iniciar a discussão sobre a unidade do TP. Mediante a isso, procurou-se neste estudo reunir, na sua fundamentação, questões teóricas de diversas fontes sobre leitura e escrita de textos, bem como sobre outras questões relativas à textualidade, gêneros textuais, motivação e letramento que são necessárias para poder dá consistência a essa reflexão pedagógica.
Ressalta-se, porém, que este encontro trouxe idéias práticas, não eximindo a leitura das obras originais e discussões teóricas consultadas. Pelo contrário, esperou-se que essas oficinas trazidas sirvam de estímulo para a busca às fontes. De modo algum foi pensado em passar receitas prontas, mas tentando servir como uma espécie de "LEITURA DELEITE" para trabalhos com diversos gêneros textuais em sala de aula.
Entre vários problemas estruturais já tão denunciados pelas pesquisas e estudos realizados, ressaltou-se a questão da formação docente como um dos principais entraves a uma prática educativa de qualidade, especialmente no que se refere ao ensino da leitura. Entende se que, ainda que todos os quesitos ideais necessários a uma prática de ensino da leitura fossem efetivados na escola, indispensável seria a presença de professores leitores, que sentissem prazer na leitura, que fossem bem informados e que tivessem apoio nos projetos pedagógicos.
Logo em seguida, foi feita uma explanação sobre a LEITURA, dados científicos sobre esse processo e propusemos um teste de leitura com palavras científicas e técnicas, numa perspectiva de discutirmos essa eixo da Língua Portuguesa e, particularmente, a importância da literatura na formação pessoal e intelectual do ser humano. Este momento foi enriquecido com a LOTERIA POÉTICA, uma dinâmica que possibilitou inferir informações e sentidos de palavras e expressões a partir de conceitos científicos e do poema “Navio Negreiro – Castro Alves”.
Depois de realizada as oficinas, fizemos a leitura dramatizada da história em quadrinhos de Chico Bento - O orador da turma – e os professores participaram da atividade proposta pelo AAA6 do aluno pág. 89 com o jogo do POLAS. Vale ressaltar, que a sugestão da oficina foi feita através de uma trilha da leitura, na qual selecionamos vários livros conhecidos pelo grupo e produzidos no cinema e organizamos um painel com os títulos, o papel dos professores era jogar o dado e ler uma sinopse e descobrir qual era o filme ou livro. A partir dessa apresentação, pudemos discutir a qualidade da obra e sua adaptação para o cinema, compreendendo-se também que a oficina pretendia desenvolver atividades que convergem para ações voltadas diretamente para alunos e professores do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.
Assim, este encontro definiu como importante o cultivo do espaço da biblioteca, através de projetos de Leitura, Literatura e Educação, como lugar onde a prática de leitura não esteja restrita à pesquisa e consulta, mas voltada para a satisfação de necessidades mais amplas do ser humano (culturais, afetivas, estéticas, etc.); Estimular o uso da literatura infantil como elemento essencial para a formação do leitor nas séries iniciais; Estimular o trabalho com a oralidade no texto literário, aproveitando o universo infantil para as várias possibilidades de leitura; Formar o professor do ensino fundamental como contador de histórias e criar conjuntamente metodologias que proporcionem a formação do gosto; Acompanhar e orientar o trabalho desenvolvido por professores em sala de aula; Disseminar e multiplicar as metodologias para formação do leitor; Habilitar o aluno para consulta em bibliotecas (conhecimento de regras de funcionamento, cuidados com acervo, procedimentos para inscrição, consulta e/ou retirada de trabalhos, etc.). De acordo com Zilberman (2003, p.30):"... o uso do trabalho na escola nasce, pois, de um lado, da relação que se estabelece com seu leitor, convertendo-o num ser crítico perante sua circunstância..."
A segunda etapa da oficina, ficou reservada para as socializações do AVANÇANDO NA PRÁTICA e os professores apresentaram seus trabalhos com materiais pedagógicos, fotos e produções dos alunos, essa proposta torna-se fator fundamental na aquisição do hábito da leitura e formação do leitor, pois mesmo com orientações os docentes conseguem avançar nas sugestões, os quais guiadas por diferentes objetivos, produzem efeitos diferentes, que enriquecem as apresentações e o material didático.
Torna-se imprescindível, como se vê criar no ambiente pedagógico um clima favorável à leitura, marcado por interações abertas e democráticas. Interações que vão permitir muitas leituras de um mesmo texto, por sujeitos que têm histórias, competências, interesses, valores e crenças diferentes. Ao professor cabe reconstruir com seus alunos a trajetória interpretativa de cada um, buscando compreender a construção de cada sentido apontado.


BIBLIOGRAFIA:
SOUZA, Renata Junqueira de. Narrativas Infantis: a literatura e a televisão de que as crianças gostam. Bauru: USC, 1992.
ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. 11. ed. São Paulo: Global, 2003.

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