terça-feira, 13 de outubro de 2009

Relatório do 17º encontro do GESTAR II de Língua Portuguesa, TP1, unidade 01, realizado em 25 de setembro de 2009, na biblioteca da Escola Almirante no município de Tamandaré- PE formadora: Gênair Vitor Silva de Ataide

Iniciamos o encontro distribuindo a pauta, e em seguida fizemos uma leitura. Depois, fizemos uma reflexão baseada no texto antigamente de Carlos Drummond de Andrade onde refletimos que a língua é um sistema aberto que algumas palavras “nascem” e outras “morrem” e esse processo chamamos de neologismos e o último de arcaísmo, também discutimos sobre as variações linguísticas que levamos em conta o espaço geográfico, a faixa etária de vida e a cultura de um determinado grupo social. Dando continuidade, fizemos uma leitura compartilhada da carta escrita pela professora Antonieta Antunes Cunha dirigida aos professores cursistas e discutimos o seguinte trecho: “Pois é a partir dessas condições sociais e históricas em que se dá cada intervenção, definindo modos diferentes de uso da língua. Após a discussão, dissemos os objetivos do encontro: relacionar língua e cultura; identificar os principais dialetos do Português; identificar os principais registros do português e logo abordamos o tema do encontro: variantes linguísticas: dialetos e registros. Fizemos a leitura do texto: Retrato de velho de Carlos Drummond de Andrade que além das questões linguísticas, o texto de imagem retrata bem essa época em que o conto narrativo foi transformado em Crônica, por ser composição curta e voltada para os acontecimentos do cotidiano que muitas vezes, a crônica tem um tom de humor. Todas essas características tem a ver com o fato de a crônica aparecer inicialmente em jornais e revistas. E logo chegamos ao conceito de cultura, discutimos sobre globalização, valores e costumes. Passamos a abordar dialetos e lemos o texto: Ciúme de Lygia Bojunga Nenes, também por necessidade revisamos com os cursistas as estratégias de leitura (seleção, antecipação, inferência, verificação) que estão nos Parâmetros Curriculares Nacionais p. 69. Comentamos ainda sobre a linguagem da criança, gírias usadas pelos jovens e até a linguagem da internet, daí passamos para a leitura sobre noção de Norma TP1 pp. 23, 24, 25. Em seguida, abordamos registro e sua classificação e passamos a discutir o uso adequado e inadequado da língua. Finalizamos o encontro afirmando que como cada intervenção é única, podemos avaliar a adequação do registro na situação específica em que ocorreu.

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