Relatório do 19º encontro do GESTAR II de Língua Portuguesa, TP1, unidade 03, realizado em 09 de outubro de 2009, na biblioteca da Escola Almirante no município de Tamandaré- PE formadora: Gênair Vitor Silva de Ataide
Iniciamos o encontro distribuindo a pauta. Em seguida fizemos a leitura. E logo após passamos para socialização do avançando na prática que será sobre a produção textual: planejamento, produção, revisão e edição. Para fazer a revisão textual os professores cursistas desenvolveram várias transposições didáticas. Uns fizeram a revisão coletiva, outros trocaram as atividades entre os alunos e cada aluno revisou o texto do outro colega, três professores da escola Amália Macário não conseguiram realizar a atividade com sucesso, vão precisar fazer novas transposições didáticas para melhorar o trabalho de revisão de texto. A maioria optou pela revisão com os textos produzidos pelos próprios alunos. Apenas uma professora levou um texto jornalístico com o título: Parabéns, Rio! Do Diário de Pernambuco. Fez a leitura, discutiu com os alunos sobre a importância do Rio de Janeiro sediar as Olimpíadas em 2016 e, propôs que eles produzissem um texto paráfrase. A cursista afirmou que teve êxito na atividade proposta com os alunos. Eles conseguiram elaborar o texto paráfrase. Em seguida passamos para a reflexão: Toda educação comprometida com o exercício da cidadania precisa criar condições para que o aluno possa desenvolver sua competência discursiva, deve a escola organizar as atividades curriculares relativas ao ensino-aprendizagem da língua e da linguagem. Dentro desse marco, a unidade básica do ensino só pode ser o texto. (Parâmetros Curriculares Nacionais p.23 língua portuguesa). Após a reflexão, fizemos uma leitura compartilhada da carta da professora Maria Antonieta Antunes Cunha aos professores cursistas e discutimos muito o trecho: “O ensino-aprendizagem apoiado no texto é, hoje quase um consenso nos estudos de linguagem. É que, nos estudos mais recentes, não só o conceito de texto se ampliou muito, como também se modificou significativamente o entendimento sobre os elementos a se enfatizarem no trabalho com textos”. Dando continuidade, citamos os objetivos do encontro: Conceituar texto; Indicar as razões do estudo prioritário de textos no ensino/aprendizagem de línguas; reconhecer os diferentes pactos de leitura dos textos. Em seguida, abordamos o tema do encontro: O texto como centro das experiências no ensino da língua. E passamos para a pergunta Afinal, o que é texto? Para responder essa pergunta fizemos uma leitura compartilhada com discussão das páginas 98 a 100. TP1 unidade 3 e os professores cursistas responderam as atividades 1 e 2 e compartilharam as respostas com o grupo. Em seguida, analisamos a atividade 3 p. 101 TP1, unidade 3 e elencamos os conteúdos que seriam possíveis estudá-los baseado nessa frase. Depois passamos para a atividade 4 p. 101. Uma transcrição de um texto oral e verificamos as marcas do registro informal. Dando continuidade, por que trabalhar com textos e logo fizemos a leitura do trecho dos Parâmetros Curriculares Nacionais de língua portuguesa p. 23 e vimos que o texto é a unidade básica do ensino da língua e que ele deverá ser a base de todas as atividades de linguagem. A capacidade do uso da linguagem deve desenvolver-se nas suas quatro “fases”: ouvir, falar, ler e escrever, o segundo ponto importante é que os textos devem ser bastante diversificados e por último é que o texto deve está em sala de aula aguçando o olhar dos alunos para uma leitura dada vez mais sensível e crítica. Depois, sugerimos aos cursistas que levassem para a sala de aula o texto: Porã de Antônio CHOLFELDT, porque esse texto sugere a discussão de algumas questões fundamentais: O preconceito, a violência e a função social da escola. Por último abordamos os pactos de leitura que são as diversas razões para que lemos, que tudo depende dos nossos objetivos, atitudes e expectativas. Finalizamos o encontro passando a lição de casa.
terça-feira, 13 de outubro de 2009
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