terça-feira, 13 de outubro de 2009

Relatório do 19º encontro do GESTAR II de Língua Portuguesa, TP1, unidade 03, realizado em 09 de outubro de 2009, na biblioteca da Escola Almirante no município de Tamandaré- PE formadora: Gênair Vitor Silva de Ataide

Iniciamos o encontro distribuindo a pauta. Em seguida fizemos a leitura. E logo após passamos para socialização do avançando na prática que será sobre a produção textual: planejamento, produção, revisão e edição. Para fazer a revisão textual os professores cursistas desenvolveram várias transposições didáticas. Uns fizeram a revisão coletiva, outros trocaram as atividades entre os alunos e cada aluno revisou o texto do outro colega, três professores da escola Amália Macário não conseguiram realizar a atividade com sucesso, vão precisar fazer novas transposições didáticas para melhorar o trabalho de revisão de texto. A maioria optou pela revisão com os textos produzidos pelos próprios alunos. Apenas uma professora levou um texto jornalístico com o título: Parabéns, Rio! Do Diário de Pernambuco. Fez a leitura, discutiu com os alunos sobre a importância do Rio de Janeiro sediar as Olimpíadas em 2016 e, propôs que eles produzissem um texto paráfrase. A cursista afirmou que teve êxito na atividade proposta com os alunos. Eles conseguiram elaborar o texto paráfrase. Em seguida passamos para a reflexão: Toda educação comprometida com o exercício da cidadania precisa criar condições para que o aluno possa desenvolver sua competência discursiva, deve a escola organizar as atividades curriculares relativas ao ensino-aprendizagem da língua e da linguagem. Dentro desse marco, a unidade básica do ensino só pode ser o texto. (Parâmetros Curriculares Nacionais p.23 língua portuguesa). Após a reflexão, fizemos uma leitura compartilhada da carta da professora Maria Antonieta Antunes Cunha aos professores cursistas e discutimos muito o trecho: “O ensino-aprendizagem apoiado no texto é, hoje quase um consenso nos estudos de linguagem. É que, nos estudos mais recentes, não só o conceito de texto se ampliou muito, como também se modificou significativamente o entendimento sobre os elementos a se enfatizarem no trabalho com textos”. Dando continuidade, citamos os objetivos do encontro: Conceituar texto; Indicar as razões do estudo prioritário de textos no ensino/aprendizagem de línguas; reconhecer os diferentes pactos de leitura dos textos. Em seguida, abordamos o tema do encontro: O texto como centro das experiências no ensino da língua. E passamos para a pergunta Afinal, o que é texto? Para responder essa pergunta fizemos uma leitura compartilhada com discussão das páginas 98 a 100. TP1 unidade 3 e os professores cursistas responderam as atividades 1 e 2 e compartilharam as respostas com o grupo. Em seguida, analisamos a atividade 3 p. 101 TP1, unidade 3 e elencamos os conteúdos que seriam possíveis estudá-los baseado nessa frase. Depois passamos para a atividade 4 p. 101. Uma transcrição de um texto oral e verificamos as marcas do registro informal. Dando continuidade, por que trabalhar com textos e logo fizemos a leitura do trecho dos Parâmetros Curriculares Nacionais de língua portuguesa p. 23 e vimos que o texto é a unidade básica do ensino da língua e que ele deverá ser a base de todas as atividades de linguagem. A capacidade do uso da linguagem deve desenvolver-se nas suas quatro “fases”: ouvir, falar, ler e escrever, o segundo ponto importante é que os textos devem ser bastante diversificados e por último é que o texto deve está em sala de aula aguçando o olhar dos alunos para uma leitura dada vez mais sensível e crítica. Depois, sugerimos aos cursistas que levassem para a sala de aula o texto: Porã de Antônio CHOLFELDT, porque esse texto sugere a discussão de algumas questões fundamentais: O preconceito, a violência e a função social da escola. Por último abordamos os pactos de leitura que são as diversas razões para que lemos, que tudo depende dos nossos objetivos, atitudes e expectativas. Finalizamos o encontro passando a lição de casa.

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