terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Gestar/Tamandaré Pernambuco

Relatório do 21º encontro do GESTAR II de Língua Portuguesa, TP2, unidade 05, realizado em 06 de novembro de 2009, na biblioteca da Escola Almirante no município de Tamandaré- PE formadora: Gênair Vitor Silva de Ataide

Iniciamos o encontro distribuindo a pauta em seguida fizemos a leitura. Damos as boas vindas aos professores cursistas e falamos da alegria em tê-los por algumas horas para trocarmos ideias e experiências sobre Língua Portuguesa. Em seguida realizamos a socialização da lição de casa. A maioria dos professores cursistas realizou a atividade da página 17, TP1, unidade 1 modificando as estratégias, levou para a sala de aula o gênero diálogo. Fizeram a leitura expressiva, mostrando para seus alunos a linguagem oral com sua entonação, espontaneidade e sobre a internalização da língua materna que acontece no momento de interação, mostraram o discurso direto e proporam atividade de produção sobre o discurso direto. Apenas um professor cursistas trabalhou a atividade na íntegra propondo aos alunos a dramatização da crônica: Retrato de velho de Carlos Drummond de Andrade mostrando para os alunos a variação linguística levando em conta a faixa etária de idade. E outro professor trabalhou a atividade da página 23, TP1, unidade 1, elaboração do “dicionário dos Jovens” para mostrar à variação linguística, as gírias e os dialetos usados sempre pelos jovens. Ainda dentro da atividade discutiram sobre as variações linguística geográficas, as diferenças dos vocábulos de região para região. Em seguida fizemos a reflexão: “Não se justifica tratar o ensino gramatical desarticulado das práticas de linguagem. E o caso, por exemplo, da gramática que, ensinada de forma descontextualizada, que só serve para ir bem na prova e passar de ano, há ou não necessidade de ensinar gramática. Mas essa é uma falsa questão: a questão verdadeira é o que, para que e como ensiná-la... (PCN Língua Portuguesa p.28). Após a discussão sobre o estudo gramatical fizemos a leitura compartilhada da carta da professora Maria Antonieta Antunes Cunha dirigida aos professores cursistas, citamos os objetivos: Caracterizar a gramática interna e o ensino produtivo; caracterizar a gramática descritiva e o ensino reflexivo; caracterizar a gramática normativa e o ensino prescritivo e logo abordamos o tema do encontro: Gramática: seus vários sentidos. Dando continuidade lemos a conversa transcrita entre uma criança de dois anos e nove meses, sua avó e sua babá. Atividade 2, TP2, Unidade 5. Fizemos uma discussão sobre como é fundamental no ensino-aprendizagem a consideração dessa gramática interna: o trabalho com a língua não só tem de partir dela, como tem de procurar ampliá-la. A primeira orientação do professor de Língua Portuguesa deve ser, portanto no sentido de criar as oportunidades para que os alunos ampliem cada vez mais seus usos da língua, nas mais variadas situações sociocomunicativas. Por isso sugerimos aos cursistas o trabalho em sala de aula com textos dos diversos gêneros, dos próprios alunos ou alheios, atividades de produção e de reorganização de textos, de transposição didática de dialetos e registros que são formas essenciais desse tipo de ensino-aprendizagem da língua chamado produtivo, que procura sobretudo desenvolver a competência do aluno. Em seguida passamos para o texto publicitário p. 19, TP 2, fizemos a observação das imagens, leitura e chegamos a que os usuários da língua a usa em diferentes situações específicas de comunicação. E aconselhamos os cursistas a fazerem uma reflexão sobre os usos das práticas discursivas que são também práticas sociais ou práticas culturais e sugerimos o trabalho de interpretação de textos e o de refacção de textos possibilitando aos alunos melhor expressão num determinado momento de comunicação. Em seguida falamos da gramática normativa ligada as regras de uso de norma culta da língua tem formas escritas e formas orais. E finalizamos o encontro dizendo para os professores cursistas que devemos trabalhar com a gramática contextualizada, ensinando o que é significativo para o aluno e todo ensino deve começar pelo texto, proporcionando-lhes diversas possibilidades de interação para que o aluno perceba que a língua é viva e dinâmica e que, a norma culta é apenas uma das variedades de língua materna.

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